- Área: 190 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Tim Van de Velde, Cortesia de Atelier Vens Vanbelle
-
Fabricantes: Renolit, VELUX Commercial
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício original consistia de dois pavimentos e um ático, além de um pátio que é separado da rua com uma parede vegetalizada. A estrutura interna da casa estava em péssimas condições e os ambientes eram demasiado pequenos, então foi decidido manter apenas a fachada e construir uma nova estrutura completa para a casa.
O tronco de carvalho foi posicionado como uma nova estrutura de suporte no meio da planta pentagonal. Os novos pavimentos superiores foram pendurados em um movimento espiral entre as paredes existentes externas e este ponto central. Isso levou à um espaço interno aberto, sem paredes internas nas áreas de estar. A utilização da árvore foi uma solução lógica e acessível, e imediatamente configurou a atmosfera certa para a nova casa. Banheiro, cozinha, entrada, áreas de serviço e depósito foram então compilados em um volume vertical.
O pavimento térreo é utilizado como um estúdio pelo proprietário; um artista visual. Quanto mais se sobe na casa, mais íntimos os ambientes se tornam - os quartos estão localizados no ático.
A fachada existente foi então restaurada de volta à seu estado original, e a cobertura foi substituída. Este gesto criou um pequeno deck-mirante, com vistas voltadas para o parque na frente da casa.
Graças aos novos pavimentos estarem aleatoriamente posicionados em relação às janelas existentes, inusitadas vistas e condições de iluminação foram criadas. Na área de jantar no primeiro pavimento, uma grande abertura em direção ao pátio foi adicionada.